Saiba como montar o seu e o que cada personagem representa nesta data tão importante.
O presépio é uma referência cristã ao nascimento de Jesus. Cabe registrar que a palavra presépio advém de praesepe ou presepium que, em latim, significa estábulo, curral, ou seja, a representação do estábulo de Belém.
ela seria mãe do filho de Deus. Pode ser pendurado na árvore ou colocado no fundo do presépio, coloca-se sempre no alto olhando e cuidando de todos.
Vaca e Burro: Jesus nasceu em Belém em uma estrebaria., por isso os animais são tão importantes no presépio. O boi e o burro mantinham o menino aquecido durante a madrugada fria.
Menino na manjedoura: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo. Na manjedoura o menino passou as suas primeiras horas, protegido do frio e envolvido em palha. A ideia de felicidade na humildade e vitória na adversidade é uma mensagem bem clara nesta forma de chegar ao mundo e, posteriormente, de criar os filhos.
Estrela: A estrela guia ou estrela de Belém, linda e brilhante estrela cadente, conduziu os três reis magos do oriente até o local do nascimento de Jesus.
José e Maria: São os pais do menino Jesus. Ficam perto do bebê cuidando-o e zelando-o pelo seu bem.
Belchior (o branco), Gaspar (o negro) e Baltazar (o asiático): Os magos trouxeram-lhe presentes (mirra, ouro e incenso). Estes presentes possuíam um sentido simbólico. Baltazar, rei da Etiópia, traz o incenso aromático, simbolizando a fé, a divindade de Cristo; Gaspar, o rei de Tarso, traz a mirra, simbolizando a pureza; e Belchior, rei da Arábia e da Núbia, é o portador do ouro, que simboliza o poder, a realeza. O rei ajoelhado é o primeiro a ser colocado no presépio em seguida os outros. Apesar de eles terem chegado no dia 06 de janeiro quando se comemora o dia de reis algumas pessoas colocam as peças desses personagens junto com as outras antes mesmo do dia de Natal. Você pode colocá-las antes do
Natal ou depois no dia 06 como quiser. Importante é saber que o Presépio só poderá ser desmontado após o dia 06 de janeiro.
Pastores: Os pastores foram os primeiros adoradores de Cristo. São homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, mostrando que Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social. Normalmente são dois os pastores do presépio. Ficam junto com os animais olhando o menino.
Anunciante: assoprando sua flauta ele guia a população em direção a estrebaria. Representa a alegria que o momento representa.
Ovelhas: Mansas criaturas muitas vezes usadas para simbolizar a humildade de Cristo como Divino Pastor. Estes animais representam o calor da criação. Tudo o que nasce e deve viver.
Galo: Cantou lindamente anunciando a chegada do menino Jesus. Surgiu daí a Missa do Galo instituída pelo Papa Telésforo no horário de meia-noite, à hora do cantar do galo. Ir à Missa do Galo é uma manifestação de fé cristã e de união familiar. É o compartilhar deste dia especial.
Camelo: Serviu como trasnporte para os Reis Magos. Os camelos podem percorrer longas distâncias durante vários dias, com pouco ou nada para comer. Eles conseguem isso armazenando gordura em suas corcovas, que servem como reservatórios de comida.