1 de fev. de 2017

Dia 2 de fevereiro - Festival da Colheita - Celebração Wicca



A tradição pagã Wicca tem entre suas principais comemorações o Lammas ou Lughnasadh - Primeiro Festival da Colheita ou Festival dos Grãos, celebrado dia 2 de fevereiro no hemisfério sul e 1º de agosto no hemisfério norte.


 


O evento acontece em períodos diferentes em cada hemisfério, pois o solstício de verão e equinócio de outono são diferentes em cada um. Enquanto faz calor no Brasil, por exemplo, faz frio nos países europeus.

O Lammas ou Lughnasadh marca o início da colheita da estação. É considerada uma data sagrada para os bruxos, pois representa o agradecimento à fertilidade da mãe terra, que propicia tanta abundância em alimentos e energia.

Embora a Wicca seja uma cultura criada nos anos 1950, ela busca referências no passado pré-cristão como forma de manter viva a sabedoria dos povos pagãos, conhecidos por respeitar a natureza, o tempo e agradecer as conquistas.

No dia de Lammas ou Lughnasadh, os praticantes montam altares onde são depositados bonecas de palha de milho, que serão amuletos de proteção até o próximo Lammas, quando serão queimados para dar sorte, e assim depositado um novo boneco ou boneca.

Além disso, é um dia especial para fazer pão, acender velas para honrar o deus Lugh, colher água da chuva e guardá-la para futuros rituais, fazer uma roda de milho. Reúna ervas, chás, folhas, flores nesse altar e consagre para usá-las ao longo do ano. Incensos também são utilizados, assim como pedras e cristais. Todos os grãos da estação são bem-vindos.