11 de jun. de 2011

Oração do Negrinho do Pastoreio

Quem nunca perdeu um objeto e recorreu ao Negrinho do Pastoreio para ajudar a encontrar? Embora não seja reconhecido como um santo pela Igreja Católica, o Negrinho do Pastoreio é considerado, por aqueles que acreditam na lenda, como o protetor das pessoas que perdem algo. Ao perder alguma coisa, basta pedir para o menino, que ele ajuda a encontrar. E a pessoa deve acender uma vela ou comprar uma planta ou flor. Outras pessoas costumam acender um cigarro para o Negrinho e deixam queimando no cinzeiro.

Oração ao Negrinho do Pastoreio

Eu quero achar-me, Negrinho!
(Diz que você acha tudo)
Ando tão longe, perdido...
Eu quero achar-me, Negrinho:
A luz da vela me mostre
O caminho do meu amor
Negrinho, você que achou
Pela mão da sua madrinha
Os trinta tordilhos negros
E varou a noite toda
De vela acesa na mão
(Piava a coruja rouca
No arrepio da escuridão
Manhãzinha, a estrela d'alva
Na voz do galo cantava
Mas quando a vela pingava
Cada pingo era um clarão)
Negrinho, você que achou
Me leve à estrada batida
Que vai dar no coração
(Ah! os caminhos da vida
Ninguém sabe onde é que estão!)


Leia mais sobre a história do Negrinho


A Lenda
De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo. colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta a lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.
Fonte: Sua Pesquisa

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei. A história é triste e comovente. Sempre me lembro dele quando preciso de algo. Dou um toquinho de vela em agradecimento.

Blog da Ervanária Central disse...

Sim, muito triste. Ele foi um guerreiro e continua nos ajudando.