6 de mai de 2012

Dia de Preto Velho



O dia 13 de maio é dedicado à comemoração de algumas das entidades mais queridas da umbanda, os chamados pretos velhos.
Marcada pela abolição da escravatura, essa data mostra a raiz forte que os escravos conservaram apesar de todo o sofrimento vivido, sendo um dos momentos mais importantes para os seguidores das religiões afro e da raça negra.
O toque dos atabaques e os cantos nos terreiros despertam os pretos e as pretas velhas do reino de aruanda e os chamam a nos visitar.

Salve os pretos velhos! Adorei as almas!


Como eles nos ajudam a resolver problemas e a tirar feitiços, aí vai um trabalho simples de preto velho para afastar um inimigo de sua casa:


Você vai precisar de três segundas-feiras para completar o ritual. Junte uma fundanga, três colheres de chá de café preto moído e pó de joana. Em uma caixinha de papel, coloque o nome da pessoa que deseja afastar. Despeje a parte da mistura sobre o nome e diga as seguintes palavras: “Pai João das almas: eu te peço de todo o meu coração para afastar (.....dizer o nome da pessoa...) de dentro da minha casa e se um dia por ventura aqui ele(a) quiser retornar, peço para cortar o seu caminho.” Repita isso nas duas segundas-feiras seguintes. E na última das três, leve a caixa para um jardim ou ambiente aberto. Faça o ritual e após, afastando-se um pouco, jogue um fósforo aceso para que tudo pegue fogo. Assim que o pedido for realizado, acenda uma vela branca com preta e agradeça ao pretinho Pai João.

Nenhum comentário: