18 de jan. de 2013

Ritual de Oxóssi

Dia 20 de janeiro é dia de Oxóssi
Sincretizado como São Sebastião


Ritual de Oxóssi para sorte

Pó Místico da sorte
Erva doce
1 colher de sopa de açúcar
Louro
Dinheiro em penca
Abre caminho
Fluído da sorte
1 Cambuca
1 Vela 24 horas verde

Macerar (esmagar) as ervas juntamente com o pó da sorte e o açúcar em uma cumbuca. Em seguida adicione o fluído da sorte e deixe repousar ao ar livre por 24 horas.  Acenda a vela verde ofereça para o Deus da Caça e faça sus pedidos. Após a vela apagar despachar em uma área verde.

Saiba mais sobre este grande santo.

São Sebastião nasceu em Milão e foi oficial da guarda pretoriana em Roma. Foi cristão convicto e ativo e por esse motivo padeceu sob o domínio do imperador Diocleciano. Denunciado como cristão São Sebastião foi levado perante o imperador e confessou publicamente a sua fé em Jesus Cristo. Acusado de traição foi condenado à morte. Amarrado a um tronco teve seu corpo varado por flechas. No dia seguinte constataram que não havia morrido. Levado novamente frente a Diocleciano, reafirmou novamente a sua fé, o imperador mandou então açoitá-lo até a morte. São Sebastião é um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. 
Na Umbanda e no Candomblé, Oxóssi é conhecido como o senhor das matas e da grande maioria dos caboclos. Sua cor é o verde, representando as matas das quais é o senhor absoluto.  É conhecido como o “caçador” ou o protetor dos caçadores. Geralmente Oxóssi é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e a paciência para aguardar o momento correto para agir . Os enviados de Oxóssi ao nosso plano físico, são normalmente os caboclos, os índios de diversas nações de nossas matas e guerreiros africanos. Esses enviados são conhecedores dos grandes segredos (raramente revelados) que fazem curas, afastam influências negativas e protegem as pessoas.
Cor ........................ Verde
Domínios ................ As matas
Saudação ............... Oxossi é meu pai ou Okê arô Oxossi
Elemento ............... Terra

Fonte:
Núcleo Umbandista São Sebastião
Os Orixás, Ed. Três
Oxum, Dalva da. Senhores dos Caminhos. Ed. Pallas

Nenhum comentário: