8 de out de 2010

Acender velas dentro de casa atrai espíritos ruins?

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável. Porém, alguns cuidados são necessários para que não ocorra nenhum tipo de acidente: ao sair, apague-a (lembre-se que o pedido já foi feito ao acendê-la), coloque-a sobre um prato (ou dentro de um copo específico) e cole sua base com a própria cera derretida.  

Mas porque afinal utilizamos a chama de uma vela, seja em intenção a Deus, Nossa Senhora, Santos ou anjos? O fogo é o símbolo do plano mental e acender uma vela é uma maneira de ativar um pedido para levá-lo mais rapidamente ao plano celeste. Na sua chama as forças da natureza são ativadas; a união da cera e do pavio - fogo e ar -, que são consumidos na chama ardente, representa a síntese de todos os elementos da natureza. Quando está acesa simboliza a individuação da vida ascendente, da luz da alma e pode ser considerada como um elo entre os seres humanos e os planos superiores.
 
Jesus falava da "luz da nossa fé", comparando-a com a chama da vela, e aquele que vive com fé brilha igualmente com a luz, ou seja, quem evita o mal ajudando as pessoas, praticando o amor e somente o amor, ilumina todos à sua volta.
Ele nos ensinou: "Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ilumine a todos que estão em casa. Assim, deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no céu" (Mt 5,14 -17).
Fonte: Monica Buonfiglio

Nenhum comentário: