8 de out. de 2010

Acender velas dentro de casa atrai espíritos ruins?

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável. Porém, alguns cuidados são necessários para que não ocorra nenhum tipo de acidente: ao sair, apague-a (lembre-se que o pedido já foi feito ao acendê-la), coloque-a sobre um prato (ou dentro de um copo específico) e cole sua base com a própria cera derretida.  

Mas porque afinal utilizamos a chama de uma vela, seja em intenção a Deus, Nossa Senhora, Santos ou anjos? O fogo é o símbolo do plano mental e acender uma vela é uma maneira de ativar um pedido para levá-lo mais rapidamente ao plano celeste. Na sua chama as forças da natureza são ativadas; a união da cera e do pavio - fogo e ar -, que são consumidos na chama ardente, representa a síntese de todos os elementos da natureza. Quando está acesa simboliza a individuação da vida ascendente, da luz da alma e pode ser considerada como um elo entre os seres humanos e os planos superiores.
 
Jesus falava da "luz da nossa fé", comparando-a com a chama da vela, e aquele que vive com fé brilha igualmente com a luz, ou seja, quem evita o mal ajudando as pessoas, praticando o amor e somente o amor, ilumina todos à sua volta.
Ele nos ensinou: "Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ilumine a todos que estão em casa. Assim, deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no céu" (Mt 5,14 -17).
Fonte: Monica Buonfiglio

Nenhum comentário: